Primavera traz alerta de doenças infecciosas e alérgicas nas crianças

0

Rinite, conjuntivite, asma, roséola e catapora são algumas das preocupações apontadas pelo pediatra Dr. Kairon Caproni , que alerta ainda pra a importância das vacinas

A estação da primavera, com períodos secos e floração das plantas, gera um aumento das alergias e infecções em crianças. Os ácaros, poeira e fungos e até mesmo o pelo dos animais são alérgenos que fazem crescer a incidência de rinite e conjuntivite, e também da asma. Até mesmo a exposição ao pólen das plantas pode causar complicações para pacientes pediátricos. É o que alerta o médico pediatra Dr. Kairon Caproni de Machado – MG.

Sobre as infecções nesse período, Dr. Kairon Caproni destaca os cuidados que os pais devem ter como manter os ambientes ventilados e umidificados (pode ser com umidificadores ou mesmo com um balde ou uma tolha molhada no quarto da criança), lavagem nasal da criança com soro fisiológico, evitar a exposição a plantas na fase da polinização, evitar lugares com muita poluição,  hidratar bem as crianças e uma alimentação equilibrada e leve. Caso os sintomas não melhorem os pais devem procurar um Pediatra, pois algumas doenças podem exigir medicação.

Como recomendações em relação às doenças alérgicas, o médico orienta os pais para que a criança esteja em dia com as vacinas.

Com a vinda da pandemia, houve uma que nas taxas de vacinação. Algumas dessas doenças citadas podem ser evitadas, como, por exemplo, a catapora (varicela) e o sarampo onde voltou a ter novos casos. Mesmo em época de pandemia os pais não devem deixar de vacinar seus filhos.” Explica  o médico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.