Conheça Victor Hugo a promessa que vem virando realidade dentro do jiu-jitsu brasileiro

0

O Jiu-Jitsu segue em constante evolução, e novas estrelas aparecem a todo instante para apavorar os atletas da elite mundial, e uma delas se chama Victor Hugo.

Biografia profissional de Victor Hugo

Victor Hugo é um atleta profissional de jiu-jitsu reconhecido internacionalmente pelos seus feitos como campeão mundial brasileiro e de vários outros campeonatos ao redor do mundo, como: Rússia, Ásia, Arábia e etc.

Victor Hugo Marques, ou simplesmente Victor Hugo, é faixa- preta de jiu-jitsu brasileiro sob Saulo e Alexandre Ribeiro (Xande) da Associação Ribeiro Jiu-Jitsu, que trabalhou extensivamente com Ricardo Costa (DBK).

Hugo tornou-se amplamente reconhecido como uma das maiores perspectivas do esporte enquanto competia nas divisões de cintura baixa do grappling, onde conquistou vários títulos no circuito da Federação Internacional Brasileira de Jiu-Jitsu (IBJJF), incluindo o Grand Slam (European Open, Brazilian Nacional, Pan-Americano e Mundial), tanto na categoria de peso quanto na absoluta (2019).

História

Quando criança, Hugo praticava vários esportes, do futebol ao basquete, natação, judô e muito mais, mas nunca se relacionava com nenhum deles, sentindo que não tinha o atletismo para empurrá-los para a frente. Eventualmente, durante sua adolescência, Hugo abandonou completamente sua vida esportiva.

Em julho de 2011, enquanto desfrutava de um período de férias, o pai de Victor notou a abertura de uma nova academia de jiu-jitsu, onde estava localizado o antigo centro de treinamento de judô de Hugo. O pai de Victor logo se juntou à turma e influenciou Victor a ir junto, com os dois entrando na Day Bu Kan Academy (DBK), sob as instruções do técnico Ricardo Costa.

Experiência única

Embora Victor não tenha gostado de jiu-jitsu no início, dividir os tapetes com o pai, que sempre pressionava Hugo para continuar indo às aulas, o ajudou a permanecer no esporte até que o treinamento se tornasse mais agradável. Em uma entrevista concedida ao BJJ Heroes em junho de 2019, Hugo falou sobre seus primeiros dias de luta:

“ O que me fez apaixonar pelo jiu-jitsu foi que ele não exigia nenhuma habilidade natural ou atletismo. Vi que, ao ir para a aula e dedicar tempo, eu estava evoluindo, um pouco de cada vez “. Afirma Victor.

Em 2016, após dois títulos nacionais brasileiros, o faixa-roxa Victor Hugo decidiu viajar pela primeira vez aos Estados Unidos da América, para disputar o Campeonato Mundial da IBJJF. O evento foi um sucesso total com os títulos vencedores de Victor nas categorias adulto, faixa-roxa, peso e absoluto. Lá, Hugo foi apresentado aos irmãos Ribeiro, Alexandre e Saulo Ribeiro por um amigo em comum, Gustavo Dias.

Por meio de Gustavo, Victor Hugo recebeu uma bolsa integral da Universidade de Jiu-Jitsu, um projeto liderado pelo Ribeiro Bros, onde as artes marciais são ensinadas sob os fundamentos sólidos do modo de vida Bushido. Victor estudava nutrição na época, mas decidiu seguir seu coração, ingressando na equipe de Ribeiro Jiu-Jitsu em setembro de 2016, como atleta profissional.

Sob a bandeira de Ribeiro, Victor Hugo tornou-se um dos principais nomes do esporte e, após 6 títulos mundiais da IBJJF (4 Gi e 2 No-Gi) nas divisões inferiores, Victor foi premiado com sua faixa preta mãos de Saulo e Alexandre Ribeiro, em junho de 2019. Atualmente Victor Hugo começou a treinar em Fortaleza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.