Descobrindo a Força Interior: Um Guia para a Saúde Integral da Mulher- Noélli Santiágo

Nossa vida é feita de histórias e, por muitas vezes, nos perdemos nas páginas de relações que, ao invés de somar, subtraem nossa essência.

Hoje, dedicamos nosso espaço para uma reflexão profunda e necessária sobre o resgate da mulher interior, um caminho transformador para a plenitude e autonomia.

Neste mês, celebramos mais do que apenas o Dia Internacional da Mulher, celebramos a jornada de cada mulher, uma jornada de coragem, resiliência e autodescoberta. É uma jornada marcada por altos e baixos, desafios e triunfos, mas, acima de tudo, é uma jornada de crescimento e evolução pessoal.

Ao longo dos anos, as mulheres têm enfrentado adversidades de diferentes formas – desde desafios profissionais até relacionamentos abusivos. No entanto, uma coisa é certa: a força reside dentro de cada uma de nós. Capacidade  intrínseca na energia feminina, a resiliência muitas é vezes subestimada e é essa força interior que as capacita a superar obstáculos, a se levantar depois de cada queda e a continuar seguindo em frente, mesmo quando tudo parece impossível.

Marias, Joanas, Bias, Fernandas… Quantas de nós representadas em tantas de nós? Como um filme que se repete mil vezes, percebemos histórias replicadas, mas que podem sim, ter um final feliz, ainda que lhe pareça distante.

Para construir um final feliz, precisamos aprender a ser protagonistas. Vamos ter que nos atrever a sonhar! Sonhar o impossível, querer mais, olhar para dentro e seguir adiante.

Parte dessa construção vem de alicerces bem feitos: o reencontro consigo mesma, clareza e decisão, escolhas conscientes são os primeiros passos para o (im)possível.

Um degrau fundamental dessa jornada é o autocuidado. Cuidar de si mesma, tanto física quanto emocionalmente, é essencial para o bem-estar. Longe de ser o famoso “spa em casa”, isso inclui praticar a autocompaixão, o amor próprio, estabelecer limites saudáveis e buscar apoio quando necessário. Afinal, cuidar de si mesma não é egoísmo, mas sim uma necessidade.

A medida que celebramos este mês e honramos a jornada de cada mulher, vamos nos lembrar de reconhecer e valorizar a força interior que todas nós possuímos. Em união, para encorajar o crescimento pessoal e celebrar a diversidade, e a resiliência que tornam cada mulher uma potência por si só em sua unicidade. Brindemos à vida.

Construir uma relação positiva com o corpo, desconstruindo padrões de beleza impostos, estabelecer intimidade com a sua própria imagem cuidando da sua saúde é fundamental para a sua autoconfiança.

Ter intimidade com nós mesmos, significa nos enxergarmos em nossa totalidade e nos permitirmos. É termos a ousadia de ser quem verdadeiramente somos, assumindo a direção da nossa vida, encontrando a confiança necessária para não desistirmos de nós mesmas pelo caminho, que parece longo, mas vale a pena.

Nossa saúde integral passeia nas linhas da nossa essência, ora olhando para a nossa forma de pensar, ora olhando para a nossa forma de sentir. Olhando para o nosso corpo físico mas nos percebendo além daqui. Essa dualidade,  como complemento, faz de nós quem somos. Afinal, a jornada de nós mulheres é uma de jornada de amor, coragem e transformação – uma jornada que merece ser celebrada e honrada em todas as suas formas.

Esse texto não é apenas uma leitura; é um convite para cada mulher se reconectar com sua força interior e iniciar uma jornada significativa em direção a sua saúde integral.

Juntas, somos imparáveis.

Por Noélli SANTIÁGO, Terapeuta e ativista, especialista em Bem-Estar e Saúde Mental/Emocional a partir do Equilíbrio Energético.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.