Leandro Ferrariexplica como fidelizar clientes no comércio eletrônico

Especialista em marketing digital fala sobre como fazer o cliente voltar à sua loja online
Se vender produtos e serviços pela internet é difícil, imagine fazer o consumidor voltar à loja online e se tornar um cliente assíduo do seu negócio.


Fidelizar clientes é uma das tarefas mais difíceis de empreendedores que trabalham com comércio eletrônico. No entanto, a fidelização está justamente associada à longevidade do negócio.
“Além de não ter problemas com o pagamento e receber o produto em ordem, clientes que costumam comprar na mesma loja online esperam que a plataforma entenda as suas necessidades e desejos”, afirma Leandro Ferrari, especialista em marketing digital e vendas pela internet.


Nesse sentido, os lojistas precisam adotar mecanismos que estimulem o retorno do consumidor, aponta o especialista.


Com experiência como consultor de plataformas de comércio eletrônico, Alencar indica, a seguir, três passos importantes para fidelizar clientes na internet.


1) Faça pós-venda
O atendimento ao cliente não termina após a conclusão da venda. Para que o processo de fidelização funcione, é preciso fazer o consumidor voltar à loja. Sendo assim, deve-se manter contato com o consumidor, informando-o sobre novidades e demais produtos que podem ser de seu interesse. O pós-venda também inclui o envio de um e-mail com uma rápida pesquisa de satisfação sobre o processo de compra e o recebimento do produto.


2) Use dados para otimizar a página
Nenhuma loja que não conhece o seu cliente prospera. Por isso, é importante investir em plataformas de gestão de dados. Todo tráfego na internet gera dados. Com isso, a loja pode utilizar ferramentas que mostram de onde os clientes vieram (pesquisa orgânica, link em outro site, anúncio do produto). Além disso, é possível, com base nos dados de tráfego, otimizar a página, de modo que a vitrine da loja online seja composto por produtos de interesse do cliente, como se fosse uma personalização do e-commerce.


3) Reduza o tempo de espera
Em caso de qualquer dificuldade, o cliente espera ser atendido. Se o consumidor tiver de esperar muito tempo para conversar com um atendente, ele fica insatisfeito com a plataforma e não volta mais. Ou seja, o projeto de fidelização fracassou. Desse modo, o e-commerce precisa ter uma equipe de prontidão para atendimento ao cliente, ou ao menos indicar que a sua solicitação será atendida até o dia seguinte.

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